Thursday, June 09, 2005

 

Os gregos rabetas e a resposta à pergunta milenar: ''Porque é que o Figo bebe cafés delta?''

Hoje quero escrever sobre uma coisa qualquer... Vá lá... uma porra qualquer.... Profunda, crítica ou mesmo só oportuna...
ughhhhh.... Não, não sai nada. A massa cinzenta tem o reservatório de ''coisas quaisquer'' completamente vazio. Qualquer coisa que dissesse nesse sentido iria acabar por ser tão profundo como o meu chuveiro (ainda menos que a banheira -ahahahahahah - gargalhadas histéricas)... Tou bloqueado. Pois. Estes bloqueios só acabam com insultos gratuitos, injustos e corrosivos. Não vamos fugir à regra...

Um dia, um filósofo da grécia antiga perguntou:''Porque é que vocês, malta estúpida que nem um pneu michelin, gostam tanto de publicidade?''. Era suposto ser uma pergunta retórica, daquelas para fazer a malta pensar, seguida de acenos cúmplices de outros filósofos respeitados, com irónicos meios sorrisos nos lábios, e talvez até uns esgares de compreensão, de people (people? Ah!) que quer tudo menos que a carapuça sirva. (a carapuça? Ah!).
Mas o filósofo tava bêbado, como já tinham notado os desgraçados que ele tinha apalpado nas escadas do partenom -os gregos são todos rabetas, está na constituição deles que têm de ser, assim como está na nossa que os tugas podem dizer mal dos gregos desde o Euro - e não se calou. Eu até vos dizia o que ele disse a seguir, mas a verdade é que tou-me a cagar pa isso. (assim como para objecções acerca da falta de apoio da literatura às citações aqui apresentadas...)

Vá lá, digam a verdade. Vocês adoram publicidade. E perguntam:''Quem é que não gosta?'', com um brilho vivo nos olhos, a dar cotoveladinhas cúmplices. E alguém responde: ''Os doidos que não gostam de ser manipulados'' Ah pois. Porque há malta que tem esse hábito parvo.
Há uns anos tinha uma professora de filosofia que dizia adorar publicidade, e eu imaginava-a a ligar a TV à noite para ver os anúncios nos intervalos dos filmes, enquanto comia pipocas com banha de porco (era gorda que nem um barril), e a parar o carro no meio da auto-estrada, para ver aquele outdoor novo da renova, lindo, que parece uma obra de arte...

E é verdade. A malta curte publicidade. Eu então adoro. Gosto de abrir revistas que me digam subtilmente que se comer becel, posso atirar frisbees na praia para o meu cão ir buscar. E de ver spots na televisão em que um puto que bebe coca-cola diz maravilhas da mãe dele. De facto, esta não percebi. Que raio tinha a coca-cola a ver com a mãe do puto? Se o puto não bebesse coca-cola, esquecia-se que a mãe era tão fixe? Ou será que na verdade a mãe dele é uma vaca escabrosa, e como lhe compra coca-cola ele é coagido a dizer bem dela? As pessoas idiotas que disserem que a coca-cola está de facto preocupada com o ambiente familiar no dia da mãe, merecem que lhes apodreça os dentes. E já agora a introdução de um imposto de ingenuidade para não sermos todos a pagar a crise.
Outras coisa ridícula são os anúncios de cosméticos. A verdade é que eles se esfalfam a falar de aloé veras, de Novadiols, de porras revitalizantes, retonificadoras, redensificadoras, mas vamos ser honestos: As pessoas que compram aquilo não fazem a mais pequena ideia do que isso quer dizer. Até podia ser carbúnculo, que se dissessem que fazia bem aos poros, a malta comprava. Assim, estes anúncios baseiam-se no desejo subconsciente de ficar parecida com a gaja boa que faz o anúncio... Que normalmente até é jeitosa.

Assim, chegamos à grande questão de hoje: Porque é que o Figo bebe cafés delta?
Vamos partir de pressupostos: 1º As pessoas não gostam de publicidade, a publicidade é que foi feita para as pessoas gostarem dela. A malta tem um papel passivo nesta relação. Um papel submisso. Diria até feminino, mas não sou assim tão parvo. 2º O Figo até comia baldes de merda se lhe pagassem bem pa isso. 3º Desde que lhe paguem bem, o Figo ta-se a cagar pa nós todos. 4º Os amigos que fazem os cafés delta até punham produtos colhidos da fossa séptica nos cafés, se tivessem a garantia que ninguém reclamava e que as vendas subissem.

Assim, a conclusão contida neste silogismo tosco é que o Figo bebe cafés delta porque lhe pagam. Mas toda a gente sabe isto... racionalmente. A verdade é que não viram o gajo a assinar os contratos, nem antes e depois do spot. Só o viram todo sorridente a dizer que gostava era de cafés delta. Alguém disse uma vez que as pessoas só sabem aquilo que lhes dizemos. Isso ainda não deixou de ser verdade. Quer seja na publicidade, na TV, nos jornais ou no parlamento.

Bioquímica here I go!! Eu gosto é de aticlimaxes.
Vivó matrix!! ;)

Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?