Monday, November 21, 2005

 

Não chateiem as focas

Gosto de andar de comboio. De aproveitar a viagem. De ouvir música gira enquanto o faço. Gosto ainda mais dos belos comboios da fertagus, entrecampos-coina, vista sobre o tejo, rodar silencioso, fim de tarde...

Sexta feira passada tive q correr para apanhar o comboio das seis. Se o tivesse perdido ia a pé para casa da estação de coina. Saio de Roma, mala ás costas e saco na mão, todo satisfeito a pensar: 'chegou o belo do fim de semana', quando chego a estação. Estão lá, como sempre, meia dúzia de míudos a andar de skate. Percebi o esquema deles, quando no outro dia vi o segurança escorraçá-los, e eles sairam desanimados, mas não muito incomodados. Eles têm uma janela de tempo. O tempo exacto que leva o segurança a fazer o percurso linha 4 - linha 1 - entrada da estação. Estas inteligentes crianças cronometraram o tempo e viram que têm sete minutos e uns trocos, de cada vez. Basta o segurança começar a ronda para eles terem sete minutos de largas lages de mármore para cortarem com os skates, até ao segurança voltar. E há pessoas que pensam que a juventude está perdida.
Anyway, cheguei á máquina (que saudades dos senhores que estavam encolhidos atrás de um gradeamento e nos davam bilhetes rosa, mal impressos e com um furinho), só para reparar que tenho o porta-moedas vazio. Opa, também não tenho notas. E acabo de me lembrar que só contribuo com três euros para o fundo de maneiro da cgd... logo também não posso levantar dinheiro...

Andei em frente e entrei no comboio. Sem remorsos. Sem olhar para trás. Sem bilhete.
Quando me sentei lembro-me de pensar que o que está feito, está feito, e vamos lá ver o que isto dá, e não vale a pena preocupar-nos com o que não podemos controlar...
Descobri, por experiência própria que isso é tudo treta. Treta grande. Conversa.
Tocava uma música irritante, em que alguém repetia sem cessar que queria era gasolina. Gostava era de gasolina. Daquelas músicas que só as raparigas adolescentes gostam de ouvir. E repetir várias vezes. Eu conheço uma, mas não vou dizer quem é. Dou só a pista que o nome dela começa por M e rima com ariana.

O stress. A culpa. A ansiedade. Senti-me como quando fui apanhado a roubar gomas no sexto ano. Cada vez que alguém com pullover se acercava da fila de cadeiras onde eu estava, sentia suores frios (quer dizer, isto é um exagero, mas confere intensidade á narrativa). Falta dizer que os picas usam o fashionable pullover da fertagus. Devem ter desistido do plano de saúde no contrato colectivo... Cada vez que alguém se levantava para tirar o casaco, o meu coração começava a acusar-me de irresponsabilidade, através de um bater desordenado, pois pensava que o pica tinha-lhes pedido o bilhete e eles levantavam-se para o retirar do bolso de trás.

5 minutos depois dei comigo a obcecar com uma história para enganar o pica, se este se lembrasse de aparecer. Que lhe havia de dizer? Talvez que me esqueci. Não, muito lame. Talvez se fingir que estou á procura, e pedir desculpa, e demorar muito tempo á procura, ele se vá embora... Também não me pareceu realista. Colocando a minha criatividade ao rubro, acabei por congeminar uma ficção em que uma alegada amiga minha tinha comprado ambos os bilhetes, e saido na estação anterior. Perfeito. Os meus níveis de ansiedade baixaram ligeiramente.

No fim, o pica não apareceu. Sacana. O mínimo que podia fazer era justificar as minhas preocupações. Assim, fica a vingança em forma de nota:

Digam aos vossos amigos: O comboio da ponte da fertagus não tem pica. Das mais de 50 vezes que nele viajei, nunca vi um pica. Tragam as vossas famílias e venham apreciar o tejo.

Comments:
Ladrao, gatuno, valdevino, meia leca, bosta humana, traste, bronco, idiota, camelo, bonifacio, emengardo, hortensio, etc!Só agora é que sabes que nao ha Sr. Pica nos comboios da fertagus!bah!Olha se fosse no comboio pás Olaias mandavam-te sair na Cruz-Quebrada!!
Dá-me gasolina!Quero gasolina!
milmilhoesdebeijosjuntinhos...
 
ah ha....
os comboios da fertagus têm pica!!
lol...como achas k aparecem as carruagens novas?? ah ha ha ha
lol
mas falando a serio
por acaso às vezes eles pedem o bilhete..esta semana por exemplo estava eu a aproveitar a tal travessia tranquila da 25 de abril e aparece-me uma tipa qualquer a pedir"o seu bilhete por favor"...e eu pensei amiga tenho passe!!deixa-me! estava eu a tentar descobrir a sequencia lógica das ondas lá em baixo no tejo, embrenhada em pensamentos tão fecundos e ouço um "o seu bilhete por favor!" - lá se foi a magia da viagem...
tiveste sorte....

vera santos (uma das tuas co-workers da radio)
 
Vera!! Não sabia... Ainda bem q dizes qq coisa. Da próxima vez compro bilhete. Se tiver dinheiro e m apetecer. A senhora tinha pullover, ou estava à paisana?
N consigo comentar o teu blog... Diz q preciso do n sei q passport... Isso é censura! N queres comments corrosivos no teu blog!! Com alguma razão, diga-se...
:) Bjokas
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?